sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Linha do Tua...vista pelo Ruca


No dia 15 de Abril, eu , a minha família e alguns colegas adultos (Grupo PéLetras), fomos caminhar sobre a Linha do Tua. Partimos do Porto pelas 7:30h e chegamos ao Tua, por volta das 10:00h. A Linha do Tua tem cerca de 60km de comprimento mas, naquele dia, fizemos  apenas 21km.
                A Linha do Tua é um caminho ferroviário, que foi desactivada a 22 de Agosto de 2008 da estação do Tua ao Cachão, devido aos vários acidentes que aí aconteceram. O trilho apresenta uma grande diversidade de plantas e animais. A linha e o rio estão lado a lado dando uma paisagem maravilhosa.

                As estações por que passamos foram Tua, Talhariz, Castanheiro, Santa Luzia, São Lourenço, Tralhão, Brunheda, ou seja 21,2km. Ao longo do trilho percebi que a linha estava bem conservada, embora existissem algumas traves soltas de onde saíam alguns pequenos e grandes pregos e roscas que aproveitamos para levar de recordação. Na Linha passamos por algumas pontes, que assustavam, e alguns túneis, onde haviam ninhos de andorinhas e morcegos.
                Numa zona da linha, podíamos descer ao rio onde se situava uma pequena mas limpa praia fluvial, onde, o grupo, aproveitou para molhar os pés.

                No final da Linha foi uma correria porque toda gente queria chegar primeiro ao km 0,00.
                Depois estivemos a descansar nos bancos de uma paragem e vimos uma pequena exposição sobre os comboios antigos e bandeiras e mecanismos que usavam…
                Eu gostei do passeio porque vimos muitas paisagens fantásticas, plantas e pássaros e porque nunca tinha feito um trilho no Tua e agora já sei que custa estar sempre a olhar para as traves da linha de comboio………………………

1 comentário:

Jorge disse...

As pontes neste percurso passam-se bem?
Estou a pensar fazer o percurso mas como tenho vertigens tenho algum receio de "encalhar" nas pontes...